Bem, vamos começar esclarecendo uma coisa: o ouro, um elemento natural, é amarelo. Ele e o cobre, que é vermelho, são os únicos metais coloridos da natureza. Todos os demais, como a prata, o paladium ou a platina, são branco-acinzentados.
Gargantilha Flor de Lis, ouro branco |
Brinco Passarinhos, ouro amarelo |
O ouro é um metal maleável e que precisa ser misturado a outros metais para que a liga fique dura e resulte numa joia que não amasse. Essa mistura influencia também na cor.
Misturando-se mais ou menos metais, a gente chega às cores. Por exemplo: 75% de ouro + 15% de prata + 10% de cobre resultam num ouro amarelo mais claro. A mesma quantidade de ouro com 10% de prata e 15% de cobre resulta num ouro rosado.
A tabelinha acima dá uma ideia das misturas mais usadas e dá para brincar com as quantidades, buscando tons diferentes de amarelo ou rosa, por exemplo. Mas há outros metais que também podem ser acrescentados. No caso do ouro branco, uma das receitas mistura ouro puro, paládio e prata. Outra, mistura ouro puro, níquel, cobre e zinco.
Ah, sim! Tem também o ouro negro como no caso do Brinco Equilíbrio, da Kelly Alencar Joias, que na verdade é feito em Ouro com um banho de outro metal, o ródio negro, que escurece a peça. O efeito é este da foto abaixo!
Brinco Equilíbrio, ouro com banho de ródio negro |
Fonte: Adoro Joias
Nenhum comentário:
Postar um comentário